A noite

A noite

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Tempo de aprender e desaprender


Todos os anos de um tempo pra cá, ao se aproximar o dia do meu aniversário tenho pensado e refletido mais que o normal.
Vinte e sete anos já se foram. Vinte e sete anos eu já não tenho mais. Quantos ainda tenho pra viver? Não sei.
Olho pra trás e vejo tanta coisa que ficou e várias outras que carrego comigo.... O quintal da minha vó que era maior que o mundo todo, as risadas junto às melhores amigas, o dedo machucado, o sorriso do meu avô a cada coisa nova que eu aprendia com ele. 
Pessoas que jamais pensei perder, se foram e outras tantas eu deixei pra trás. Pessoas que jamais imaginei ter comigo apareceram e me apresentaram coisas lindas da vida. 
Aprendi tanta coisa e desaprendi tantas outras. 
Aprendi que a vida bate muito mais doído que minha mãe, que os joelhos ralados não são nada perto de um coração partido. 
Aprendi que é preciso abrir mão e deixar ir embora algumas coisas e algumas pessoas.
Aprendi que de verdade, amigos mesmo são raros e quem tem a felicidade de tê-los, tem tudo. 
Aprendi que algumas coisas somente o tempo dá jeito. Que é preciso se reinventar todo dia e que a paciência é um exercício difícil, mas deve ser constante. 
Aprendi que certas coisas não valem a dor de cabeça e muito menos o meu esforço.
Desaprendi a guardar raiva, a querer me vingar e a desejar o mal a quem me deseja.
Desaprendi a ser tão ignorante quanto era e tão orgulhosa a ponto de perder pessoas importantes por isso.
Desaprendi a vontade de revidar.
Desaprendi a querer cuspir verdades na cara de quem quer que seja. 
Desaprendi a capacidade de querer convencer as pessoas do que elas não querem entender. 
Venho aprendendo e desaprendendo mais a cada dia. 
Hoje a raiva não me domina, o mal que recebo não chega até mim e eu não desejo nada alem de felicidade a quem quer que seja. 
O tempo tem mesmo uma forma maravilhosa de nos mostrar o que realmente vale a pena, de nos ensinar por qual caminho devemos seguir e qual o jeito certo de caminhar. A esse rei, gratidão sempre! 


sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O triste fim de não sentir mais nada



Hoje de manhã fui surpreendida pelo toque de mensagem do meu celular. Estranhei. Muito cedo pra me mandarem mensagem, pensei.
Vi na tela um numero conhecido. Abri a mensagem. Dizia somente, saudades. 
Um milhão de coisas passou em minha mente. Pensei em quantas vezes eu desejei receber uma mensagem sua. Pensei em quantas vezes dormi querendo ser acordada pelo barulho do meu celular tocando por uma ligação sua. Lembrei das inúmeras vezes que te mandei mensagem e fui ignorada. 
Lembrei das tantas vezes te procurei pra conversar e você virou as costas. Pensei em quantas vezes te falei da minha saudade e do quanto sentia sua falta e não obtive resposta. 
Lembrei de como tudo isso doeu em mim e como foi difícil entender que você era covarde a ponto de não ser capaz de dizer que não sentia mais nada. 
Olhei novamente sua mensagem. Sorri. Não por ter recebido, mas por perceber que não sinto mais nada. Por entender que a sua saudade não me afeta mais... Não faz diferença se você sente ou não. 
Sua presença dentro de mim se apagou. 
Hoje quando seu numero aparece na tela do meu celular eu não sinto nada. Além de preguiça. 
É que eu detesto gente morna. Detesto gente que espera a vida passar pra somente no fim resolver o que quer, gente que espera a platéia estar se retirando pra enfim, começar a falar. Quando já não dá mais tempo, quando as oportunidades já se foram e as outras pessoas se cansaram de esperar. 
A saudade que eu sentia faz muito tempo. Agora que você sente, a minha já se foi. 
Não te respondi. Não tinha o que dizer. Apaguei a mensagem e voltei a dormir, sem nem pensar em você.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Amanhã é sempre muito tarde


Quanto mais tenho vivido mais tenho certeza do quanto a vida é efêmera e se vai como um sopro... 
O minuto que passou não volta mais, ontem já esta muito longe. Os anos que a gente tem, na verdade não o temos mais, ja os vivemos e não sabemos quantos ainda virão. Se é que virão.
As pessoas que convivemos podemos simplesmente não ver mais. A desculpa que ficou engasgada porque o orgulho não permitia pode nunca mais ser dita, a ligação que você deixou pra amanha pode não dar tempo de fazer, a briga que você teve hoje por uma coisa que achava importante, pode se tornar besteira perto da falta que a pessoa te faz.
Muitas coisas essenciais deixamos pra amanhã sem saber ao certo se ele virá. Muitas pessoas especiais perdemos no caminho por pura confiança no depois. O problema é que a vida é imprevisível e na maioria das vezes não condiz com nossas expectativas. 
Hoje quem amamos está aqui... Amanhã sabe-se lá. 
É preciso amar e amar e deixar as pessoas saberem o quanto são importantes enquanto é tempo. É preciso abraçar enquanto há o outro ali. É preciso cuspir o orgulho e pedir desculpas porque a pessoa é mais importante que isso e amanhã quando você entender, pode não dar mais tempo. 
É preciso ter tempo hoje pra ter aquela conversa que falta, aquela ligação que deve ser feita, aquele encontro que não acontece porque nunca se tem tempo. 
É preciso achar tempo. Porque amanhã você pode ter tempo de sobra, mas te faltarão oportunidades. E aí sim você vai entender, de uma forma não tão fácil, que lembranças só são boas se você tiver feito tudo que precisava ser feito. Do contrário, elas ardem. E você terá, mesmo assim, que se acostumar com elas.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Onde fui pedra você plantou flor


Cada dia que passa eu amo mais as surpresas da vida. Amo as chegadas e até mesmo as partidas. 
São elas que levam o que a gente achava que era essencial pra gente entender que nem era tão essencial assim. 
Já as chegadas me fascinam. Porque é exatamente quando a gente não espera mais nada, quando a gente está exausto que a vida nos surpreende trazendo novos momentos e novas pessoas. Algumas chegam e logo se vão, outras vem e ficam mesmo que tenham ido. 
Certas coisas nem o coração é capaz de explicar. Ele contraria regras, padrões, planos e até mesmo o tempo e quando isso acontece não tem muito o que fazer a não ser aceitar. 
Foi assim com você... chegou de repente, me pegou distraída. Eu respirava liberdade cardíaca. 
Até te ver era assim que tudo estava: organizado aqui dentro. E eu poderia jurar que jamais deixaria ninguém morar em mim como outro morou antes. E, se acontecesse, seria imprescindível abrir a porta e ir embora. Jamais alguém me bagunçaria de novo. 
Só que a gente esquece que o coração não obedece, e agora eu já não consigo mais ir embora e nem mandar você ir embora de mim, mesmo sabendo o quão improvável nós somos. 
Ja pensei em pular do barco algumas vezes, mas algo me diz que a viagem valerá a pena, mesmo com tempestades e ondas enormes. 
É que você chegou e acalmou a minha alma. Libertou meu coração. Me levou pra luz depois de um tempo na escuridão e me guiou pelo caminho. Não acho que seja amor. As vezes até venha ser um dia. Mas eu odeio nomear sentimentos. Eu sinto e isso basta, não importa o que. Importante mesmo é sentir. 
E mesmo que nada dê certo, mesmo que a vida tome rumos mais contrários e improváveis do que o que vivemos agora, saiba que você fez diferença em mim. 
Sempre achei que as almas se reconhecem assim que se encontram. Hoje eu tenho certeza. 
E eu não sei porque, mas como eu agradeço que você exista e tenha cruzado meu caminho pra me fazer voltar a dormir sorrindo.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

O amor não envelhece


Um dia encontrei um velho senhor. Ele estava sentado em um banco e eu cansada, me sentei também. 
Notei seu olhar distante, como se estivesse do outro lado do mundo... Fiquei tentando imaginar o que se passava na cabeça dele. Onde ele estava, alem de aqui? 
Então ele quebrou o silêncio e, com lágrimas nos olhos, me disse: hoje perdi o amor da minha vida. 
Fiquei sem saber o que dizer. Há certos momentos na vida que nenhuma palavra é suficiente, então a gente não diz. 
Ele continuou... 
Ela era linda. A mulher mais linda que eu já vi. Não era pela beleza menina, era pelo que me fazia sentir junto dela. Foi minha primeira namorada, mas por escolhas diferentes seguimos caminhos opostos. Ela casou, eu casei. Seguimos a vida, enfim. 
Minha mulher era uma mulher admirável e fui o melhor marido que ela poderia ter. Mas ela menina, ela eu jamais esqueci. 
Não existiu um só dia que eu não tenha pensado nela e no que poderíamos ter sido. Na conversa que precisávamos ter tido e no amor que deixamos pra trás. 
É que o amor foge às nossas vontades. Sabe? 
Há uma semana sua filha me ligou, disse que ela estava doente e queria me ver. No caminho do hospital eu senti a mesma coisa que sentia há 60 anos atrás quando ia vê-la. E quando eu olhei pra ela novamente depois de tanto tempo, eu pude entender... O amor é inexplicável. Por mais que o tempo tenha passado, por mais que tenhamos nos afastado, por mais que nossas escolhas tenha nos levado a caminhos distantes, o amor fica. Ela ficou em mim. 
Ela me olhou em silêncio - como se estivesse buscando as palavras certas - e então, disse: eu te amei o tempo todo. Durante todos esses anos eu amei você. Eu nunca disse,  mas senti o tempo todo. 
Como sempre menina, ela disse tudo, dizendo pouco. Eu a olhei, sorri chorando, e pedi perdão por ter preferido meu ego ao amor que sentia. Coisa de jovem sabe? Contei a ela de todos os lugares que andei e que queria que ela estivesse comigo, pra que de alguma forma ela pudesse sentir o que eu sentia. Contei pra ela dos meus medos e sonhos e como ela me fez falta na vida. Contei que fui feliz, mas que seria muito mais feliz com ela do meu lado. Contei dos meus sonhos, das minhas alegrias e tristezas. Contei da minha vida e de como ela sempre foi minha melhor lembrança e minha maior saudade. 
Você ama alguém na vida menina? Eu não respondi e ele prosseguiu.
Se você ama, insista. Não deixe pros outros um amor que é seu. Se alguém te desperta o melhor que você pode ser, insista. Se a pessoa tem mil defeitos e ainda assim você não consegue se imaginar sem ela, insista. Se vocês brigam, você o manda embora e quando ele vai você sente uma falta danada, insista. 
Muitas pessoas perdem o amor da sua vida por falta de insistência. Por achar mais fácil seguir em frente e deixar pra lá. Mas o que vocês jovens não sabem, é que o amor não nos deixa. Você pode deixar pra lá, mas ele não te deixa. 
Por mais que você siga a vida, por mais que você fique velho, por mais que seja feliz. Ele não te deixa, menina. Nunca. 
A minha memória poderia sumir como num apagão e ainda assim eu me lembraria dela. Ainda assim eu a reconheceria. É que o coração tem memória sabe? Tudo que a gente ama vive ali e só se apaga quando o coração para. O meu ainda funciona e por isso, ela vive aqui. 
Conselho de velho ninguém ouve menina, mas não cometa os mesmos erros que cometi. Insista. Não o deixe ir embora. As vezes as circunstâncias não ajudam e o ego fala alto, as vezes a pessoa erra e te magoa profundamente, as vezes falta esperança. Insista mesmo assim. O amor é maior que isso e sempre vale a pena. 
O tempo passa e quando der por si a vida já foi. E pode ser que você só o veja daqui a 60 anos pra dizer o que precisava ser dito ou não encontre nunca mais. 
Não espere o tempo passar pra fazer o que deveria ser feito menina. Pode ser que amanhã você não tenha mais tempo, só arrependimento. 
Ele se despediu, dizendo: menina, quem fez morada ai dentro hoje, viverá aí eternamente.

sábado, 14 de maio de 2016

Carta pra você e seu novo amor



Perder você e ter que aceitar a impotência de não ter o que fazer diante disso, foi uma das coisas mais difíceis que tive que enfrentar até hoje. 
Relutei, tentei, insisti fingindo não ver o que estava estampado na minha cara. Sofri. Mas como tudo na vida, passou e eu entendi: não era pra ser. 
Ficou tudo mal acabado e com varias pontas soltas pra remendar e penso que isso nos confundiu um pouco. Não era amor. Ou era. Isso só o tempo dirá.
O fato é que pessoas novas chegarão. E alguma inevitavelmente ficará. E, apesar de sofrer por saber não ser eu a escolhida desse coração, eu espero profundamente que ela seja a melhor pessoa que você poderia conhecer. 
Que ela seja tudo aquilo que te faltou enquanto estivemos juntos. Que seja tudo que você sempre quis e eu não consegui corresponder. Que ela traga somente sorrisos e muita calmaria e que seja capaz de entender o seu mundo e todos os seus silêncios. 
E moça, por favor, não machuque esse coração enorme que hoje abriga você... Ele foi quebrado e a dor por muito tempo, foi latente. Agora é que a ferida cicatrizou, então cuida! 
Moça, ele tem os olhos mais lindos e falantes que eu ja vi, preste atenção neles e saberá tudo. Aprenda a interpretar seus silêncios. São muitos e quase sempre falam. Dê valor em cada abraço dele... Abraçá-lo é como voltar pra casa depois de muito tempo perdida por aí. 
Saiba que ele não gosta de multidões, então, prefira sempre estar só você e ele. 
Não o contrarie, ele detesta isso e vai te dar um trabalho enorme depois. 
Saiba que ele é homem mais humano que eu ja conheci. Valorize isso.
Cozinhe pra ele. Ele adora, e ver aquele sorriso de felicidade, não tem preço.
Moça, sempre tome uma cerveja com ele. Seja companheira, de bar e de copo, de filme de terror a programas sobre carros. Te garanto que pela companhia, já vale a pena. 
Valorize a sua enorme capacidade de amar e se entregar a alguém, você jamais achará alguém igual. Se você tem dificuldade em dar o braço a torcer, aprenda, você precisará. 
Seja maleável, sempre! 
E, por favor, perdoe os deslizes... Perdoa a dificuldade em voltar atras, perdoa o medo dele de sofrer de novo, perdoa o ciúmes exagerado, perdoa a insegurança que ele carrega, perdoa a ignorância de certas coisas... Ele é só um menino que cresceu de tamanho. 
Mas se for pra você tudo que um dia foi pra mim, você não precisará de mais ninguém. Ele bastará.
Valorize cada segundo ao lado dele moça, porque quando ele decidir ir embora, ele não volta mais. 
Aprenda com meus erros e você o terá de uma forma que eu nunca tive: pra sempre! 

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Pessoas não passam!


Hoje parei pra pensar em como somos a soma das pessoas que um dia amamos e que nos amaram e como, mesmo indo embora, despertam o melhor em nos a cada vez que lembramos. 
Porque infelizmente ou felizmente as pessoas nao deixam de ser quem são pra nos ou de representar o que representam em nossas vidas pelas escolhas que elas fizeram. 
Elas continuarão sendo o que sempre foram, porque aquilo que as pessoas despertam em nos nada apaga. 
Hoje podem ter nos decepcionado, e isso as vezes fique e nos marque. Mas os momentos bons existiram e eles sempre serão imbatíveis. 
Não adianta querer expulsar de você alguém que fez morada ai dentro. Alguém que veio e trouxe tanta coisa e que quando foi deixou mais coisa ainda. Alguém que fez sua vida bonita um dia. Porque é isso que fica, por mais que a pessoa não tenha ficado.
Por isso eu digo e repito sempre: as pessoas não passam nunca. Momentos passam, o tempo passa, mas as pessoas ficam, por mais que elas tenham ido embora. 
Todos aqueles que de alguma forma despertaram o melhor em mim moram aqui. E morarão pra sempre.
Impossível dizer que não haja quem ocupe posições especiais. E estão lá por algum motivo. 
São aquelas que conseguiram despertar o melhor que há em mim e me ensinaram coisas que hoje são essenciais pra seguir o caminho. Essas me tiram sorrisos grandes cada vez que me lembro delas e me da uma vontade imensa de tê-las comigo de volta. Vontade sentar com elas e contar dos meus caminhos, das minhas escolhas e das minhas alegrias. Contar como me fazem falta e como são importantes pra mim, mas eu não digo. Acho que jamais direi, porque a vida segue e nos também seguimos e, alem do mais, as pessoas que moram em mim só existem aqui. 
A vida seguiu pra elas também e assim, se tornaram outras pessoas, frequentam outros lugares e gostam de outras coisas. A maioria eu nem sei onde estão, nem com quem estão e nem as escolhas que fazem. Não cabe mais a mim saber. 
A parte delas que me cabe vive bem guardada aqui. Elas existem cada vez que eu quero que isso aconteça. E isso basta. 
Porque mais vale uma doce lembrança do que uma amarga realidade. E pode ser que, voltando, seja só isso que elas tragam.